terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Corpo são, gravidez saudável

GESTAÇÃO


 Para lidar com todas essas mudanças, é preciso que o organismo esteja saudável e bem preparado. Ou seja, ele precisa de uma alimentação balanceada, de exercício (leve, é claro) e de repouso, para garantir seu funcionamento adequado. Além disso, a gestante tem que evitar fumar, consumir bebidas alcoólicas e também situações de estresse. Caso essas atitudes não sejam tomadas, tanto a saúde da mãe quanto a do bebê podem ter problemas – alguns bem sérios.

Se uma alimentação saudável é indicada em todos os períodos da vida, durante a gestação ela é ainda mais importante. Na verdade, é essencial para o desenvolvimento fetal. Isso não significa que a gestante deve "comer por dois", como muita gente prega.

"A orientação é para que a gestante tenha um acréscimo de 300 calorias/dia a 600 calorias/dia na sua dieta, que esta seja balanceada e fracionada em seis ou sete porções diárias, que contenham grãos integrais, proteínas, derivados do leite, vegetais, frutas. Estimulamos refeições com intervalos de três em três horas", aconselha Rodrigo  Pereira de Freitas, ginecologista do Hospital Samaritano de São Paulo.


 As gestantes também devem se movimentar. Várias pesquisas científicas atuais revelam que a atividade física na gestação traz inúmeros benefícios – desde que a gravidez não seja de risco e o médico libere, é claro. "O professor deve saber da gestação, praticar exercícios em faixa aeróbica, de preferência manter o que se fazia antes para aquelas que já praticavam, e se eram sedentárias, fazer algo sem impacto", explica Rita de Cássia Sanchez, responsável pela medicina fetal do Hospital Israelita Albert Einstein.

Entre os benefícios da prática de atividades físicas durante a gestação estão a restauração da força e resistência muscular, manutenção do peso ideal e melhora da autoestima, da depressão e do humor. "Os exercícios também promovem o fortalecimento do assoalho pélvico, preparando a gestante para o esforço do parto e recuperação no pós-parto; e também o alívio de dores e desconfortos que podem aparecer nessa fase", aponta a ginecologista da Life Clínica, Dra. Juliane Lotuffo.

Além disso, a gestante deve relaxar. Nada de correrias, ansiedade ou estresse. Afinal, todas essas mudanças no organismo da mulher consomem muita energia, e é preciso respeitar as horas de repouso, especialmente com boas noites de sono. Pra quem leva a vida a mil por hora, esse é o momento certo para relaxar e curtir essa fase tão especial.
 


Procure nossa Nutricionista! Faça Pilates!

Fonte: Noticias UOL
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário