quarta-feira, 29 de maio de 2013

Procurando a Felicidade

A filosofia existe para que as pessoas possam viver melhor. Sofrer menos. Lidar mais serenamente com as adversidades. A missão essencial da filosofia é tornar viável a busca da felicidade.

 
Citando o pensador grego do século V antes de a.C. Demócrito, que escreveu um livro cuja primeira frase era: "Ocupe-se de pouco para ser feliz". Ninguém com múltiplas tarefas pode aspirar a felicidade. Sobrecarregar a agenda equivale a sobrecarregar o espirito, e traz inevitavelmente angustia.

Um sábio da antiguidade não abria nenhuma correspondência depois das 4 horas da tarde. Era uma forma de não encontrar mais motivos de inquietação no resto do dia, que ele dedicava a recuperar a calma perdida ao entregar-se ao seu trabalho. E nós? Quantos de nos não abrimos mensagens de trabalho no computador de madrugada! Muitas vezes o conteúdo desta mensagem perturba o espirito, e o único resultado disso é a perda de sono.

O imperador filosofo romano Marco Aurélio acrescentou que devemos evitar não apenas os gestos inúteis, mas também os pensamentos desnecessários. Recomendou o exercício de conduzir a mente, quando agitada, para pensamentos aquietadores. O objetivo: controlarmos a mente, este cavalo selvagem, em vez de sermos controlarmos por ela. Esta aborrecido com algum fato? experimente concentrar sua mente em algo que traga paz. Uma paisagem linda. Uma pessoa querida. Uma cena alegre.

Some dicas para viver melhor!

Esforce-se, tente, procure o melhor pensando em VOCÊ!


www.orionsb.com.br

Fonte: Revista Época nº453

Nenhum comentário:

Postar um comentário